junta de freguesia da
Na 1ª Segunda-feira de cada mês às 21h
Granho
Na 3ª Segunda-feira de cada mês às 21h
Receba no seu email todas as informações úteis desta união.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
dê a sua opinião
Preencha o formulário e envie-nos a sua opinião >

lenda da glória do ribatejo

Em fins de 1366 ficou ligado à história da Glória do Ribatejo a lenda de El-Rei D. Pedro.

Andava D. Pedro batendo os matos da charneca com séquito e matilhas quando, entusiasmado na perseguição da peça grada, se isolou da sua gente. O corcel frogoso abria clareira nas ervas, incitado pelos seus brados, e o veado, bonito exemplar, nervoso e ágil, altivo na imponência da sua armadura bem lançada de galhos, tomava-lhe a dianteira numa fuga desesperada.

Mas o cavalo não cedia, antes tragava aos poucos a distância que o ruminante lhe levava.

El-Rei, embriagado pela luta travada, esporava sempre, olhos aguilhoando o objectivo da carreira, esquecido da companhia. De súbito, surge um pego enorme. E enquanto o veado o galgava, desaparecendo no cerrado da vegetação em bacanal, D. Pedro caiu-lhe dentro, tolhido o cavalo por intraduzível torpor.

De entre moitas, à sorrelpa, um bicho desconhecido, espécie de gato enorme, caminha para o atacar e, numa derradeira esperança, El–Rei invoca a Virgem da Glória. O bicho, sem mais quê, de novo se embrenha no mato e D. Pedro, livre e são, logo ali jurou erguer uma ermida a perpetuar graças. Outros não dão comparsia ao veado. O bicho perseguido salta o pego e o rei passa o mesmo momento angustioso.

< voltar à página da história

notícias
Perigos da Internet - perigos no namoro
Ação Informativa dia 8 de maio às 18h, no Mercado de Cultura em Marinhais
EDITAL - 10ª Sessão Ordinária da Assembleia
Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia, com data para 19 de abril de 2024, às 21 horas.
Programa 25 Abril
Consulte o programa comemorativo do 50º aniversário do 25 Abril!
agenda d’eventos
inquérito
Como classifica o atendimento da união de juntas de freguesia da Glória e Granho?
Muito Bom
Bom
Podia ser melhor
Mau