junta de freguesia da
glória do ribatejo
e granho
unidos para
o servir melhor!
atendimento
Sr. Presidente
Glória do Ribatejo
Todos os dias - por marcação prévia
Granho
Todos os dias - por marcação prévia
Reuniões de Executivo
Glória do Ribatejo
Na 1ª Segunda-feira de cada mês às 21h
Granho
Na 3ª Segunda-feira de cada mês às 21h
newsletter
Receba no seu email todas as informações úteis desta união.
Li a informação sobre a proteção de dados e aceito o processamento e uso dos meus dados pessoais para os fins mencionados.
dê a sua opinião
Preencha o formulário e envie-nos a sua opinião >

património

 

património da glória do ribatejo
 
A Glória do Ribatejo é uma excelente zona da Charneca Ribatejana, ideal para passeios pedestres.
 
Casa Tradicional de Glória do Ribatejo " Casa-Museu"
Núcleo existente desde 1988, promovido pela Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural da Glória do Ribatejo. Reconstitui-se um modelo de habitação de um agricultor de poucos recursos, da década de 40. A casa é feita em adobe, constituída pelas divisões da sala e do quarto.
 
saiba +
     
Museu Etnográfico
Edifício constituído por dois andares que funcionam como local de exposição de instrumentos agrícolas, peças de vestuário e objectos de valor arqueológico e também como espaço de exposições temáticas. O enorme espólio obtido junto da população, é muito diversificado, todas as peças recolhidas encontram-se devidamente inventariadas e catalogadas. Devido a enorme diversidade de objectos, a ADPEC teve que conceber o Museu Etnográfico dividido em várias secções: agricultura, arqueologia, fotografias, bordados a ponto de cruz e vestuário.
saiba +
 
Igreja de Nossa Senhora da Glória
Ao longo dos tempos a igreja medieval mandada construir pelo rei D. Pedro I, sofreu inúmeras alterações. A última grande transformação ocorreu na década de 60 do séc. XX, quando se colocou o relógio, modificando por completo a antiga torre.
 
 
     
Fonte Velha
A Fonte Velha foi por muito tempo a única fonte de água existente na Glória do Ribatejo, era o meio utilizado pela população para consumo próprio. De momento encontra-se inactiva, trazendo apenas a recordação de que em tempos foi o unico meio de sanidade do povo gloriano.
 
 
     
Fornos de Montoia
Ambiciona-se à muito colocar-se totalmente a descoberto os antigos fornos do Montóia que serviram, durante dezenas de anos, para produzir tijolo burro aplicado-os depois nas habitações e na construção de poços naquela vila ribatejana.
 
 

 

Casa do Povo (museu)
Na própria casa do povo de Glória existe uma parte dedicada inteiramente ao folclore, exposição permanente e exposições temporárias tudo sobre a história do rancho e também sobre a Glória.
 
 
     
Igreja de Santa Luzia do Cocharro  
 
     

 

património do granho    
     
Igreja Paroquial do Granho
De construção recente, com linhas simples, a sua construção data de 1972, e tem como oráculo N. Sr.a de Fátima.
 
saiba +
     
     
Palco Multiusos Parque Infantil Ringue Desportivo



 

notícias
26º Aniversário Glória Moto Clube
Venha participar no 26º Aniversário do Glória Motoclube no próximo dia 25 de Janeiro na Casa do Povo da Glória do Ribatejo.
saber mais >
Comemoração do Dia Internacional da Mulher
A Comissão de Festas em Honra da Nª Srª da Glória 2020 está a organizar um programa para O Dia Internacional da Mulher. O evento irá decorrer no dia 8 de Março.
saber mais >
Noite de Fados
A Comissão de Festas em Honra da Nª Srª da Glória 2020 está a organizar uma Noite de Fados, o evento irá decorrer no dia 8 de Fevereiro a partir das 20h00.
saber mais >
agenda d’eventos
inquérito
Como classifica o atendimento da união de juntas de freguesia da Glória e Granho?
Muito Bom
Bom
Podia ser melhor
Mau
União Juntas de Freguesia da Glória do Ribatejo e Granho © Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Site by omsite.com